domingo, 30 de maio de 2010

Aprender é construir



Dentre tantas teorias pedagógicas surgidas na história, temos a de Jean Piaget como uma ferramenta de reflexão e uso para nossas práticas pedagógicas. Mas quais seriam as bases, ou seja, as características fundamentais da proposta desta teoria construtivista para a educação de nosso tempo, que tanto exige de nós novas epistemologias, que consigam de fato resignificar aquilo que chamamos de educação, que é o processo final de um emaranhado de conteúdos pedagógicos, perpassados por didáticas diversas?

Conhecimento é construção. Acredito ser uma das máximas desta proposta pedagógica; contrapondo-se assim à correntes filosóficas como o empirismo e o apriorismo: a primeira entende o conhecimento como experiência realizada pelo sujeito, entendendo o mesmo como uma tábula rasa; a outra parte do pressuposto de que já há no sujeito uma bagagem hereditária de informações que só necessitam ser despertadas.O horizonte de compreensão da teoria construtivista , entende o processo de aprendizagem numa interação entre sujeito e objeto, isto é, a partir de uma relação entre os mesmos o conhecimento é construído. Conhecer significa construir um significado para o objeto conhecido. O sujeito é o construtor ativo de seu conhecimento.

A proposta construtivista quer reescrever a relação entre professor e aluno. O professor precisa compreender que o conhecimento transcorrerá de forma eficiente e efetiva, se o mesmo entender que existe um mundo de conceitos e informações dentro de seu aluno e, que este mesmo mundo, deve ser utilizado como fonte de onde emerge elementos que colaborarão para a reconstrução de seu mundo conceitual, fazendo com que de fato uma transformação multidimensional aconteça, afetando-o assim na formação de seu intelecto e também de suas práticas.

Aprender é ter a capacidade de construir a partir de relações e interações concretas. Entender o outro a partir de seu mundo, é uma questão de respeito e inteligência para uma prática educativa que de fato possa gerar benefícios para aquele que é fruto de um processo, mas também construtor ativo deste mesmo processo chamado aprendizagem. A proposta construtivista deseja engendrar sujeitos capazes de se construírem, mas para isso precisa incutir nos mesmos a necessidade pela busca de autonomia, que é um dos objetivos principais de toda proposta pedagógica verdadeira: construir sujeitos autônomos para que os mesmos possam ser construtores de um novo mundo, mais solidário, justo, fraterno e humano.

Diego Vainer@ 2010

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