terça-feira, 17 de maio de 2011

Muletas existenciais!



Quais são suas desculpas de hoje? Quem você culpou pelos fracassos existenciais destes últimos tempos? Quais serão as próximas vítimas dos seus erros? É difícil muitas vezes termos a coragem de assumirmos a própria vida, e aceitarmos que somos os grandes responsáveis por tudo aquilo que nos aconteceu. Bem mais fácil é, se utilizar de “muletas existenciais” para não assumirmos a própria vida.

“Um recomeço é uma forma de se encontrar”, já dizia o poeta. Recomeçar significa encarar a vida de frente, sem máscaras e mentiras, assumir as próprias dores, medos e solidões, ter a firme decisão de não negociar a própria alma . Sartre, filósofo francês, trabalha com um conceito muito interessante chamado: má-fé. Esse conceito toca em nossas estruturas existenciais. Má-fé significa escolher fingindo escolher, ou seja, escolher o mais fácil, aquilo que foi imposto, e por medo e falta de coragem, assumido na própria vida sem reflexão e verdade de alma. Se formos honestos, também teremos a coragem de assumir que fazemos escolhas a partir deste conceito delineado por Sartre.

A questão que permanece é a seguinte: eu de fato quero assumir a responsabilidade por minha vida?

Muitas muletas precisam ser deixadas pelo caminho para que possamos de fato crescer. Inúmeras pessoas prolongam sua adolescência, algumas duram uma vida inteira. Ao tomarmos decisões estamos nos escolhendo, formando assim nosso caráter e personalidade. Não permita que sua vida seja roubada. Se permita viver. Corra riscos. Visite seu coração e viva suas verdades sejam elas quais forem. O máximo que pode acontecer é você ser muito mais feliz!

Diego Vainer@ Maio 2011

2 comentários:

Thábata disse...

"Não permita que sua vida seja roubada. Se permita viver. Corra riscos. Visite seu coração e viva suas verdades..."

Viver as suas verdades? Quais verdades, as do coração? É meio arriscado não é? Se corre o maior risco, o de amar!

Diego Vainer disse...

Que lindo meu amor, você está muito fillósofa!
Beijos